top of page
Foto do escritorThais Degiovani

Plano Operativo de Acionamento e Combate aos Incêndios Florestais se reúne na Chapada dos Veadeiros

Atualizado: 6 de jul.

Ferramenta de gestão de incêndios durante o período crítico, em apoio ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com a participação das brigadas federais do ICMBio, IBAMA/Prevfogo, governo do estado, através da SEMAD-GO, CBM-GO, Brigada Aliança, brigadas voluntárias setoriais BRIVAC, Brigada São Jorge, Rede Contra Fogo, Guardiões da Cafuringa, com apoio da Fundação Grupo Boticário, SEMATC, demais secretarias municipais e moradores locais.




O Plano Operativo foi criado em 2018, após o grande incêndio no PNCV (2017), pelo servidor do ICMBio e, na época, gerente do fogo do parque, Luís Neves, visando ao fortalecimento da Unidade frente aos incêndios e à inclusão das principais instituições envolvidas neste cenário.


Essa ferramenta, norteada pelo SCI - Sistema de Comando de Incidentes, estabelece critérios, regramentos e rotinas entre as instituições envolvidas com o objetivo de controle e eficiência no tempo de resposta frente aos incêndios.


Talvez em nenhum outro lugar do Brasil essa ferramenta tenha dado tão certo, em termos de integração e participação pública, entre as instituições e municípios – e por que não também em ações conjuntas na gestão do incidente?


Parabéns ao amigo Luís Neves e à gestão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, pela iniciativa e compromisso ambiental com a unidade. Muito orgulho desse time!


Contem com a gente sempre!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page